quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Os Filhos cruéis da Televisão Brasileira



Fina Estampa, assinada por Aguinaldo Silva, estreou nesta segunda (22) na faixa nobre da Rede Globo, trazendo em pauta um assunto antigo, mas que sempre causa polêmica. A difícil relação entre pais dedicados e filhos complicados. A trama, que traz Lilia Cabral com sua primeira protagonista, retrata o conflito de uma mãe dedicada, que descobre a vergonha que o filho sente dela. Antenor, o filho rebelde, é estudante de medicina e namora a filha de uma família de classe alta. Ele não se sente à vontade de apresentar sua mãe aos amigos e à família da namorada.Tudo isso por que Griselda é pobre e utiliza de trajes rústicos para executar o trabalho que sustenta a sua casa, o de Marido de Aluguel(Fazendo trabalhos pesados na casa daquelas que não possuem um homem para isso).

Essa é uma história que já vem sendo contada em outras tramas, mas que sempre causa comoção do público. Vamos relembrar, então, os filhos cruéis que já sentiram vergonha, humilharam ou traíram seus dedicados pais, de alguma forma, nos folhetins.


Quem não lembra da mais tradicional filhinha cruel da televisão brasileira, a odiosa Maria de Fátima Acioli, em Vale Tudo(1988)? Na trama de Gilberto Braga, Glória Pires dava vida à golpista que sonhava em ser alpinista social e que, logo no primeiro capitulo, roubava a mãe, deixando-a sem nada e na rua para poder ir pro Rio de Janeiro pôr em prática os seus golpes. Raquel, interpretada pela gloriosa Regina Duarte, sofreu poucas e boas na mãe da filha mau caráter, que além de tudo, ainda renegou a mãe quando a encontrou vendendo sanduiche na praia e ainda a separou do amor de sua vida, O Ivan, por causa de mais uma de suas tramóias.


Outra dupla emocionante foram Paulinha e seu pai, na novela Mulheres Apaixonadas(2003), de Manoel Carlos. A garota estudava como bolsista na escola onde o pai trabalhava e só convivia com alunos de classe média e classe média alta, tendo vergonha de assumir sua verdadeira condição, a de filha do zelador. Com o interesse de manter esse segredo a salvo, Paulinha protagonizou momentos revoltantes e emocionantes, humilhando o pobre pai e o proibindo de contar que ela era sua filha. A grande questão de Paulinha é que ela era o patinho feio da turma e lutava a qualquer custo para ser aceita.E isso valia de tudo, desde fingir que era rica, até perseguir alguns personagens, com o intuito de chamar a atenção.





Falando em Manoel Carlos, claro que não podemos esquecer da história da Filha que roubou o namorado da própria mãe, em Laços de Familia(2000).

Na trama, que se passava no Leblon, Helena namorava Edu, um médico recém-formado, com a metade de sua idade. Em uma viagem a Tokyo, ele conhecia a filha de sua namorada, Camila, e despertava nela uma paixão arrebatadora. A partir daí os laços entre os dois foram se estreitando, até Helena não suportar mais, a ponto de abandonar seu grande amor pelo amor que sentia pela filha. O país ficou revoltado com a personagem de Carolina Dieckman. Na época, até as gravações do casamento de Edu e Camila não puderam ser gravados em uma igreja de verdade, por causa da polêmica. A Igreja não permitiu. Resultado, Camila sofreu horrores com sua leucemia e conseguiu a redenção perante o público.

Voltando para folhetins mais recentes, temos Escrito nas Estrelas(2009), de Elizabeth Jihn. A trama contava a história de um filho que, depois de morto, sentia ciúme do pai com a mulher que ele amava e começava a persegui-lo de todas as formas. A dupla intepretada de forma magnifica por Humberto Martins e Jayme Matarazzo, arrancou tensão e emoção do público.Principalmente no capitulo em que descobrimos que eles foram inimigos em outras vidas.

Então, depois dessa retrospectiva, filhos tratem bem seus pais na vida real e dêem exemplo aos filhos da ficção. E vamos acompanhar os próximos dramas de Griselda com seu filho Antenor. Com certeza, emoção não vai faltar.

2 comentários:

  1. Tá uma delícia o blog, Fabiano! Escreve mais logo pq atiçou a curiosidade! Beijoo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Fabiano! Acessa o meu blog também. Às vezes escrevo sobre novelas também. Um xerú!rs

    ResponderExcluir